Planeta Autismo por Dr. Estevão Vadasz

Utensílios plásticos contendo BPA podem causar autismo

Dr. Estevão Vadasz

Em pesquisa inédita, os cientistas Peter Stein, da Rowan University, e Yue Ming, da New Jersey Medical School, e suas respectivas equipes, estabeleceram pela primeira vez uma relação direta de causa e efeito entre objetos plásticos contendo BPA (Bisfenol A) e o autismo.

 

BPA_FREE_ESTEVAO_VADASZ

O BPA não é nenhuma novidade, foi sintetizada em 1891 e incorporada à indústria de plásticos em 1957 e desde então associada a várias doenças além do autismo. O BPA é uma substância estruturante que confere dureza e resistência a objetos confeccionados em plástico. Milhares de diferentes objetos plásticos contendo BPA fazem parte de nosso dia a dia, desde utensílios para bebês, brinquedos, móveis até os considerados mais nocivos para a saúde: objetos plásticos que acondicionam alimentos.

Facilmente absorvido pelo organismo humano, o BPA funciona como um disruptor endócrino mimetizando a ação de certos hormônios (estrógenos). Acumulado em grandes concentrações na placenta, cordão umbilical e líquido amniótico de gestantes causa danos irreversíveis (autismo) no desenvolvimento do cérebro de fetos suscetíveis e vulneráveis, incapazes de metabolizar e eliminar o BPA de seus organismos.

Os pesquisadores examinaram a urina de 98 crianças, 46 autistas e 52 sadias e encontraram discrepâncias significativas na concentração de BPA nos dois grupos: as crianças autistas apresentaram concentrações de BPA na urina de 3 a 15 vezes maior que as crianças sadias.

BPA_FREE_ESTEVAO_VADASZ_Portanto não é sem fundamento que vários países vem proibindo o uso de BPA na fabricação de objetos de material plástico. No Brasil a ANVISA proibiu em 2012 a fabricação de mamadeiras contendo BPA, porém continuamos mergulhados em milhares de outros produtos contendo a substância que acaba sendo absorvida pelas gestantes e transferida para os seus fetos.

Até alimentos acondicionados em latas (leite em pó, por exemplo) contém uma película de BPA que envolve a superfície interna de sua estrutura. No Japão essa película foi substituída por outra confeccionada com PET (politereftalato de etileno).

Como se proteger?

Se você realmente ficou preocupado com essas informações: adquira apenas objetos plásticos certificados (BPA Free), observe o símbolo para reciclagem imprimido no objeto, um triângulo contendo um número (evite o número 7), volte a usar objetos de vidro, borracha, látex, porcelana, cerâmica, aço inoxidável, esmaltados (sem cádmio), alumínio anodizado e as insuperáveis e saudáveis panelas de ferro.

Referência: ''Bisphenol-A Exposure in Children With Autism Spectrum Disorder''. Autism Research, 2015.